quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Como surgiu o perfume ?

A perfumaria, uma das mais antigas artes do mundo teve origem no Oriente e os primeiros clientes foram os poderosos faraós e a nobreza da época. O hábito era lavar-se ao acordar com uma pasta de argila, uma espécie de sabonete, e perfumavam o corpo esfregando incenso. Os sacerdotes queimavam madeiras, resinas e ervas nas cerimônias religiosas para invocar os deuses e também para uso medicinal.

faraos

Com o passar do tempo o perfume começou a ser utilizado para fins estéticos, como sinalizador de poder e riqueza e com forte apelo de sedução. Cleópatra, para se tornar inesquecível, perfumava a boca antes de beijar um amante. Ela tinha seu próprio ateliê onde criava combinações inusitadas visando a conquista de diferentes amores e amantes.

cleopatra
Na Grécia e em Roma, a nobreza costumava perfumar, além do próprio corpo, suas roupas, escravos e cavalos prediletos.
O desenvolvimento da “arte da perfumaria” teve início na Idade Média entre os povos árabes. Os primeiros perfumistas eram na realidade “alquimistas”, que em suas experiências para encontrar o elixir da eterna juventude, acabaram por descobrir o processo de destilação e o uso do álcool na extração de óleos essenciais.
Com as Cruzadas e expedições marítimas, as especiarias, as resinas e os bálsamos e madeiras preciosas do Oriente chegaram até a Europa, dando início à criação de composições simples tais como: mistura de rosa, jasmim, sândalo, especiarias. A procura pelas composições mais complexas e diferenciadas incentivava a concorrência entre os alquimistas da época.

alquimia

No século XVIII, Grasse, cidade ao sul da França, era o centro industrial do processamento de couro. Graças ao solo e clima privilegiados, desenvolveu o cultivo das flores e plantas e cuja extração era utilizada para curtir e mascarar o odor desagradável do couro. A perfumação de todos os derivados de couro tornou-se grande moda da época.
Mas somente no século XIX a indústria da perfumaria marcou um grande avanço com a descoberta dos processos químicos para a obtenção dos óleos essenciais.
Ainda nesse século, a indústria química, descobriu os sintéticos que substituíram alguns odores naturais.
Os primeiros perfumes foram criados por comerciantes bem sucedidos que eram reconhecidos como mestres perfumistas e criavam perfumes para a elite da época. Eles sabiam que com o tempo, esse hábito sofisticado atingiria outras camadas sociais, ou seja, o mercado popular.
Em meados de 1920, costureiros da alta costura decidiram lançar perfumes durante seus desfiles. Eles apostaram que uma mulher elegante não estaria perfeitamente vestida sem a complementação de um perfume e as modelos desfilavam com os vestidos e usando os perfumes. A ideia foi um sucesso!

perfumada

Fonte: BellMay

2 comentários:

È muito importante saber a sua opinião.
Obrigada pela sua visita,volte sempre que desejar !